domingo, 11 de novembro de 2012

Computadores e Internet


Ampliar imagem

Em um mundo avançando rapidamente, onde as necessidades de comunicação e acesso à informação são mais do que elementos necessários, a Internet tornou-se a solução, disponível para cada pessoa.



No início, a Internet era um programa experimental para os militares americanos, na década de 60. Neste projeto, os militares pagos os custos envolvidos na pesquisa de uma rede chamado Arpanet, que ligava universidades e bases militares. Em 1974, a primeira comunicação de hardware independente foi concluída, em essência, as primeiras versões do TCP e IP, inventada por Vincent Cerf e Robert Kahn. Nos anos 80, a rede militar se transformou em uma rede diferente e Arpanet foi rebatizada de "Internet".

O ano de 1990 marcou o início da revolução da Internet: Tim Berners-Lee criou o World Wide Web (WWW, Web, W3) com a intenção de:

um. Ter um método de fixação de um nome para todos os computadores na Internet.

b. Ter um método de apresentação de documentos em computadores diferentes, utilizando os mesmos programas.

c. Ter um método de aglutinar as partes do mesmo documento ou documentos diferentes, no mesmo computador ou usando computadores diferentes.

d. O "Web Server" para armazenamento de documentos, a Internet representa, hoje, uma rede de redes sub, todos ligados ao servidor.

e. O "Navegador", destinado ao uso de apresentação de documentos no servidor. Marc Andriessen criou o Navegador primeiro gráfico em 1992, nome este navegador foi "Mozaic". Mais tarde, ele era conhecido como "Netscape".

A Internet pode ser descrito como um sistema aberto. Através da "Open System" entendemos que a estrutura não é nenhum segredo, ou seja, seu criador fez com que o projeto detalhado o suficiente para que outras pessoas podem chegar e fazer seus próprios produtos. Outros exemplos de sistemas abertos são UNIX e Linux. Exemplos de sistemas de propriedade privada são o Microsoft Windows e Mac OS.

A principal função da Internet é a troca de dados entre computadores, para isso, todos os computadores da rede da Internet tem um endereço IP. O IP mais comum hoje em dia é o IPv4. No Ipv4 o endereço do computador está em uma linha de 32 bits (2 à potência de 4 bits), o que é representado por 4 octetos, por exemplo: 151.23.40.3. Há também uma versão que utiliza 128 bits (2 à potência de 6 bits).

Endereços mais IP da Internet podem entrar em quatro classificações:

1) O primeiro bit no 32 é "0" e representa a classe A, os próximos 7 bits mostrar o endereço da rede, enquanto que os últimos 24 bits indicam o endereço do computador na rede.

2) Os primeiros 2 bits dos 32 são "1 0" e que representam a classe B, os próximos 14 bits mostrar o endereço da rede, enquanto que os 16 indicam que o computador que está ligada à rede.

3) Os primeiros 3 bits dos 32 são "1 1 0" e representam a classe C, os próximos 21 bits mostrar o endereço da rede, enquanto que os últimos 8 bits indicam o endereço do computador que se encontra na rede.

4) Os primeiros 4 bits dos 32 são "1 1 1 0" que representam a classe D, os próximos 28 bits são utilizados para mostrar um endereço único que, neste caso, é chamado um endereço de difusão.

Os endereços IP são difíceis de memorizar em formato numérico, é por isso um método de anexar o nome através de um sistema de domínio (Sistema de Nomes de Domínio DNS) foi introduzido. Em essência, o DNS representa um método de nomeação do computador (reais ou virtuais), através de uma rede baseada em TCP / IP (de um tipo de Internet), utilizando um esquema de hierarquia.

Exemplo: imap.des.kel.ac.uk é o nome do computador que é responsável por gerenciar o correio eletrônico (IMAP) a partir de um determinado departamento (des.kel) pertencente a uma rede Internet sub (AC) na Grã-Bretanha ( uk). Cada sufixo do nome é chamado um domínio. A relação "des.kel.ac.uk
A determinação do endereço IP, que vem do nome, é feito por interrogar um servidor de nome de domínio. DNS = a multidão de todos esses servidores de nome.

Alguns dizem que tudo o que precisa você pode encontrar na Internet, e você pode viver para sempre sentado na frente de seu computador. Bem, você não vai viver para sempre, mas certamente você pode fazer muitas coisas, como o acesso à informação, se divertindo, e até mesmo comprar seus mantimentos.

Tudo sob o mesmo nome: internet!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário