quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia difícil no escritório com o Vista


Uma das maiores surpresas sobre como trabalhar com o Windows Vista foi a dificuldade inicial que experimentei conectar à rede do escritório.

Composta de algumas envelhecimento servidores Windows NT 4.0, um roteador e switches, a rede é usada para compartilhar arquivos, impressoras e acesso à Internet com computadores executando Windows 98 e um punhado de Windows XP e notebooks Mac OS X que se conectam sem fio.

Nesta mistura que eu trouxe um HP Presario V3000 computador portátil com o Windows Vista Ultimate, um empréstimo da Microsoft.

I foi rapidamente desiludiu da noção de que seria fácil para conectá-lo à rede do Windows. Se eu usei um cabo de rede ou uma ligação sem fios, eu era incapaz de fazer login no servidor de arquivos. A combinação de nome e senha que trabalhou na minha máquina regular foi rejeitada quando eu usei o PC Vista.

O departamento de MIS ofereceu uma teoria - mais tarde confirmada - de que o problema estava, não com o Vista em si, mas com o servidor NT, que não tinha sido atualizado para o Service Pack 6. Atualizando o servidor resolveu o problema.

O próximo desafio estava imprimindo.

Quando eu tentei ligar para a impressora de rede, uma impressora HP Laserjet 5000, Vista reclamou: "O Windows não pode se conectar a impressora A impressora não é compatível com uma diretiva ativada no seu computador que bloqueia drivers do NT 4.0.".

Vista veio tinha seu próprio Laserjet 5000 motorista, mas só me permite instalá-lo como uma impressora local. Eu procurei ajuda Vista, mas os "30 melhores resultados para a impressão em rede no Windows NT" nem sequer mencionar esse problema.

Um especialista em produtos da Microsoft aconselhou-me a instalar o driver do Vista, clique com botão direito no ícone da impressora local e chamar a janela de propriedades. De lá, foi para adicionar uma nova porta em seguida, digite o caminho de rede para a impressora. Embora pesado e intuitiva, a solução funcionou.

Como os problemas de compatibilidade que eu escrevi sobre a semana passada, este é susceptível de causar uma boa quantidade de frustração, porque a solução está longe de ser óbvio. Pior ainda, a incompatibilidade, neste caso, não era nem mesmo entre o Vista eo software de terceiros, mas entre diferentes versões do Windows.

Outras irritações ficou no caminho do trabalho, incluindo lembretes persistentes para ativar o Windows Vista.

Eu sempre fui contra a política da Microsoft de ativação do produto, que oferece aos clientes 30 dias para "ativar" o seu software através da Internet ou por telefone. Microsoft diz que este se destina a impedir a pirataria, mas eu vejo isso como uma imposição desnecessária sobre clientes legítimos, semelhante a um guarda de segurança em uma loja de departamento correndo atrás do que você exigir comprovante de compra depois que você saiu do local - e de fato, até chegar em casa.

A maior ironia é que a ativação ficou no caminho da minha terminar esta revisão, como o Vista me avisou que eu tinha apenas três dias para ativá-lo antes que ele iria parar de funcionar. Liguei para a Microsoft, e depois de alguns testes, eles me disseram que a versão que eu estava testando era uma demo e que não tinha a chave do produto.

"Mas você é a Microsoft!" Eu protestei. "Você não pode simplesmente me dar uma chave para que eu possa continuar a trabalhar nesta máquina?" Não. Eles teriam que reinstalar o Vista se eu queria continuar testando.

Em vez de fazer isso, acabamos trocando notebooks. O novo alegremente me diz que tenho 22 dias restantes antes de o Windows irá parar de funcionar.

Em um mundo perfeito, eu ou o departamento de MIS teria a chave do produto à mão no momento que eu precisava. Mas no mundo real, os computadores falhar ou se atualizado, sistemas operacionais precisa ser reinstalado, e chaves de produto se extraviado - e ter que aturar ladainha de ativação da Microsoft tudo de novo é mais um processo que só fica no caminho do trabalho .

A ativação do produto é ótimo para a Microsoft, mas traz absolutamente nenhum benefício para seus clientes.

Duas outras observações, dificilmente originais, vale a pena repetir.

Primeiro, os requisitos de hardware para rodar o Vista bem íngremes, para que as empresas não são susceptíveis de migrar os computadores existentes para executá-lo. A maioria das instalações Vista virá por meio de novos computadores que já vêm com o sistema operacional instalado.

Segundo, esperar um período de ajuste. Apesar de melhorias importantes em segurança e usabilidade, o sistema operacional e aplicativos associados são apenas diferente o suficiente de Windows XP que algum tipo de reciclagem pode ser necessária.

Internet Explorer 7.0, que vem com o Vista, é muito melhor que 6.0, mas seus botões foram movimentados e não a todos onde você esperaria encontrá-los.

Microsoft Office 2007, não é realmente uma parte do Vista, mas projetado para trabalhar com ele, possui um sistema de menu completamente reformulado que seja garantida a jogar fora de antigos usuários. Os formatos de arquivo padrão, também, ter sido alterado, e os usuários em um ambiente de computação heterogênea terá de ser lembrado para salvar seus arquivos em um formato que todos podem ler.

Como parte de uma melhor segurança, os trabalhadores que são assinados em como usuários padrão terá que se acostumar com a idéia de que eles precisam de permissão de administrador para instalar ou remover software, assim como se estivessem em uma rede Linux.

O menu Iniciar do Windows foi vastamente melhorado com a simples adição de uma barra de busca que pode ser usado para encontrar rapidamente um programas de lançamento. Usuários de Mac e Linux vai dizer isso soa muito como Spotlight e Bar Balcão, mas a imitação não é necessariamente uma coisa ruim se impulsiona a inovação e os benefícios finais.

Mas talvez toda essa conversa sobre a cópia de outros afundou na psique de desenvolvedores da Microsoft. Ou talvez seja apenas uma jogada de marketing. Pareceu-me estranho que a Microsoft sentiu a necessidade de anexar a palavra "Windows" para tantos programas. Há o Calendário do Windows, Windows Contacts, Windows Defender, o Windows DVD Maker, Windows Fax e Scan, Windows Live Messenger, Windows Mail, Windows Media Center, o Windows Media Player, o Windows Meeting Space, Windows Movie Maker, Windows Photo Gallery, Windows Update e, Ah, sim, o Windows Explorer.

É quase como se eles precisavam para se lembrar - e seus clientes - que, para melhor ou pior, eles ainda estão calculando em um mundo Windows....

Nenhum comentário:

Postar um comentário